advertica-default-slider-image

Palestrantes

Home  >>  Palestrantes

Generic placeholder image

Alfredo Saad-Filho

Professor de Economia Política e Desenvolvimento Internacional no King’s College London. Foi chefe do Departamento de Estudos de Desenvolvimento da SOAS Universidade de Londres entre 2006 e 2010, diretor da Escola de Doutorado da SOAS, e oficial sênior de Assuntos Econômicos da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Foi agraciado com a Medalha de Honra da Universidade Federal de Goiás e o Prêmio de Ensino da Diretora da SOAS. É graduado em Economia pelas Universidades de Brasília (Brasil) e Londres (SOAS), e tem ensinado em universidades e instituições de pesquisa na Alemanha, Brasil, Canadá, China, Itália, Japão, Moçambique, Suíça e Reino Unido.

Generic placeholder image

Jose Sergio Gabrielli de Azevedo

Professor titular aposentado da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (FCE/UFBA). Graduado e mestre em Economia pela UFBA, mestre em Economia Política e doutor em Economia pela Boston University, pós-doutor pela Ul/London School of Economics and Political Science. Ex-secretário do Panejamento do Estado da Bahia. Ex-presidente da Petrobras.



Generic placeholder image

Luiz Antônio Mattos Filgueiras

Graduado em Ciências Econômicas e mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pós-doutor em Economia pela Universidade Paris 13. É professor titular aposentado da UFBA e professor voluntário na graduação e pós-graduação, pesquisa e de extensão, através do Programa Especial de Participação de Professores Aposentados (Propap). Atua na área de Economia Política e Economia Brasileira Contemporânea, com ênfase, principalmente, em padrões de acumulação e de desenvolvimento, inserção internacional, política econômica, planos de estabilização, crise e padrões de desenvolvimento, políticas sociais e mercado de trabalho, reestruturação produtiva e emprego.

Generic placeholder image

Luiz Fernando Rodrigues de Paula

Graduado em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pós-doutor pelo St Antonys College, Universidade de Oxford, visiting scholar no Centre for Brazilian Studies da Universidade de Oxford e na Universidade Livre de Berlin no network “Desigualdades” e no Latin American Institute. Atualmente, é professor do Instituto de Economia da UFRJ e Coordenador do Grupo de Estudos de Economia e Política (GEEP) no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ), onde é professor voluntário. É professor titular aposentado da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCE/UERJ). Foi Presidente da Associação Keynesiana Brasileira (AKB). É bolsista de produtividade nível 1-C do CNPq, tendo sido membro do Comitê Assessor do CNPq para área de Economia, e cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).



Generic placeholder image

Paulo Guimarães

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor em Engenharia Química pela University of Leeds, Inglaterra. Atualmente, é superintendente de Promoção do Investimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia. É professor titular, pesquisador, professor do curso de graduação em Engenharia Química, professor permanente do mestrado em Energia da Universidade Salvador (Unifacs) e professor colaborador do doutorado Multiinstitucional em Engenharia Química (UFBA/Unifacs), nos quais desenvolve pesquisas sobre questões tecnológicas e regulatórias sobre energia, gás natural, combustíveis, e biocombustíveis.

Generic placeholder image

Pedro Linhares Rossi

Professor doutor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (Cecon). Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutor em Economia pela Unicamp. Foi diretor da Sociedade Brasileira de Economia Política, diretor do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (Cecon), pesquisador visitante da Unctad/ONU (Genebra/Suiça) e professor visitante da Fundan University (Shanghai/China). Atua nas áreas de Economia Brasileira, Economia Política, Macroeconomia e Economia Internacional e sua pesquisa se concentra atualmente nos temas da taxa de câmbio e política cambial e nos impactos da política fiscal nos direitos sociais.



Generic placeholder image

Uallace Moreira Lima

Doutor e mestre em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp), graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi pesquisador visitante do Korea Institute for International Economic Policy (KIEP) e pesquisador convidado da Russian Institute for Strategic Studies (RISS). Atualmente é professor adjunto, em regime de dedicação exclusiva, da Faculdade de Economia da UFBA e pesquisador visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Tem experiência na área de Economia Internacional, Economia Industrial, com ênfase em estudos sobre o Setor Externo e Desenvolvimento Industrial Brasileiro e da Coreia do Sul.