advertica-default-slider-image

Teste página principal

Home  >>  Teste página principal

Em 2020, a humanidade mergulhou em um processo inédito que combina uma profunda crise econômica com uma pandemia devastadora.
Consequências econômicas, sociais e sanitárias atingem gravemente a população mundial, com desdobramentos nacionais e regionais. Predominam nesse cenário desolador os milhares de mortes provocadas pelo coronavírus e os milhões de contaminados, de desempregados e de famintos.

Temos, assim, em função da desaceleração da economia, já observada nos anos anteriores, e da recessão decorrente da pandemia, um quadro econômico desalentador, que impõe sofrimento e desalento, principalmente para as pessoas dos países e regiões menos desenvolvidas e pobres.

Nesse momento, cabe conjecturar se, no pós-pandemia, em geral, e na Bahia e no Brasil, em particular, tudo voltará a ser como antes ou estaremos vivendo um capitalismo modificado para pior. Logo, diante desse panorama desanimador, questiona-se que políticas públicas, econômicas e sociais – além das necessárias mudanças no âmbito do poder político propriamente dito – podem ser adotadas para assegurar o desenvolvimento econômico que leve à superação do quadro regressivo e que apontem para uma evolução dos padrões de vida dos seres humanos, concomitantemente com a redução da concentração da riqueza e a melhoria da distribuição da renda.

Neste XVI Encontro de Economia Baiana, essas questões estarão no centro dos debates. Com elas procuraremos responder à pergunta colocada pelo tema do encontro deste ano: quais são os desafios e as tendências para a Bahia e o Brasil no pós-pandemia?


Comissão organizadora:

Adelaide Mota (Desenbahia)
Elisabete Barretto (SEI)
Gustavo Casseb Pessoti (UESB, Corecon)
Henrique Tomé (FCE/UFBA)
Livio Wanderley (FCE/UFBA)
Paulo Balanco (FCE/UFBA)
Sandra Oliveira (Desenbahia)
Urandi Freitas (SEI)


Comissão técnica:

Operação dos softwares
Adir Filho (Codin/SEI)
Thylon Lopes (Codin/SEI)
Vinícius Luz (Codin/SEI)

Suporte
Igor Brandão (Coinf/SEI)
Ludmila Nagamatsu (Codin/SEI)

Ricardo Pires (Coinf/SEI)

Apoio
Ana Cristina Nascimento (Coinf/SEI)
Suilan Silva (Diger/SEI)
Zélia Medeiros (Codin/SEI)

Palestrantes

Generic placeholder image

Alfredo Saad-Filho

Generic placeholder image

Jose Sergio Gabrielli de Azevedo

Generic placeholder image

Luiz Antônio Mattos Filgueiras

Generic placeholder image

Luiz Fernando Rodrigues de Paula

Generic placeholder image

Paulo Guimarães

Generic placeholder image

Pedro Linhares Rossi

Generic placeholder image

Uallace Moreira Lima