PALESTRANTES

Calos Danilo Almeida

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (1996) e mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (2001). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: comércio exterior; Bahia, economia baiana, economia, economia regional; mercosul; econometria e economistas. Atualmente é economista da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

Fabricio Pitombo Leite

Bacharel (UFBA, 2005), mestre (Unicamp, 2008) e doutor (Unicamp, 2012) em Ciências Econômicas, atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É especialista em macroeconomia e insumo produto.

Julyan Gleyvison Lins

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professor Adjunto da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia, onde atua na graduação e pós-graduação.

Leonardo Bispo

Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Economia (2009) e bacharel em Ciências Econômicas (2006) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da UFBA. Atualmente é professor Adjunto A, em regime de dedicação exclusiva, da Faculdade de Economia da UFBA e Pesquisador da Unidade de Estudos Setoriais (UNES-UFBA). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Microeconomia, Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando, principalmente, nos seguintes temas: petrobras, indústria petrolífera, indústria para-petrolífera, indústria de aviação civil, indústria em rede, política industrial, instalações essenciais, regulação econômica, legislação antitruste e governança corporativa.

Marcelo Lettieri

Possui graduação em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1994), mestrado (2002) e doutorado (2004) em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor colaborador da Universidade Federal do Ceará e foi professor convidado do FGV/Management da Fundação Getúlio Vargas até 2009. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos e Economia do Setor Público, atuando principalmente nos seguintes temas: política e administração tributária, evasão fiscal, modelos de equilíbrio geral, crescimento econômico, pobreza e desigualdade de renda e desenvolvimento de modelos econométricos de previsão. Atualmente é auditor fiscal da Receita Federal.

Nuno Jorge Sampaio

Possui graduação em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão - Universidade de Lisboa (2003), mestrado em DEA Economie Internationale et Regulation - Université Paris 13 (Paris-Nord) - Campus de Villetaneuse (2004) e doutorado em Economics - School of Oriental and African Studies - University of London (2014). Atualmente é professor da Universidade Federal da Bahia.

Reinaldo Sampaio

Reinaldo Dantas Sampaio é presidente executivo da Abirochas – Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais, entidade fundada há 24 anos, com sede em Brasília, e que representa este setor, nacional e internacionalmente. Formado em Economia, com especialização em Economia Mineral, atua como executivo e empresário do setor minero-industrial há 45 anos. Ocupa cargo nos conselhos de Política Industrial e Inovação e de Mineração, além da Confederação Nacional da Indústria e no Fórum Nacional da Indústria. Também representa o setor das rochas ornamentais no Conselho de Entidades criado pela Agência Nacional de Mineração, com a finalidade de ser interlocutor do setor mineral com aquela agência. Economista, graduado pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia em 1978, com especialização em Economia Mineral pela UFMG/ IBRAM em 1985. Já atuou como Vice-Presidente da FIEB – Federação das Indústrias do Estado da Bahia (2008 a 2014); Coordenador do Comitê de Portos e do Conselho de Comércio Exterior da FIEB. Atualmente, é presidente da ABIROCHAS – Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais; Coordenador do Fórum Empresarial das Associações Minero-Industriais Nacionais, para atuar na defesa de interesses na condução do Novo Marco da Mineração e seus desdobramentos; Membro do Conselho Temático Permanente de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico da CNI – Confederação Nacional da Indústria; Membro do Fórum Nacional da Indústria – Conselho Consultivo da CNI.

Stélio Lombardi Filho

Professor Adjunto da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFBA). É Doutor em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR/UFMG). Possui graduação em Ciências Econômicas e Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem interesse nas áreas de Economia Social, Avaliação de Políticas Públicas, Demografia Econômica e Métodos Quantitativos. Participa como pesquisador nos seguintes grupos de pesquisa: Laboratório de Economia & Modelagem Aplicada (LEMA), Pesquisas em Economia e Demografia da Estratificação Social (PEDES) e Grupo de Pesquisas em Economia do Trabalho da UFBA (GeTrab-Ufba).

Apoio

Logo da CORECON
Realizacão

Logo da UFBA Logo da SEI