PALESTRANTES

José Luis Oreiro
José Luis Oreiro possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000).Atualmente é professor adjunto do departamento de economia da Universidade de Brasilia.

Fernando Monteiro Rugitski
Professor do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo (FEA/USP), pesquisador do MADE (Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades da FEA/USP), pesquisador principal do Mecila (Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America) e pesquisador do Cenedic (Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania). Em 2020, foi Visiting Scholar no Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge. É doutor em economia pela The New School of Social Research (EUA), mestre em Direito Econômico pela USP e bacharel em Economia e em Direito pela mesma instituição.

Vitor Araújo Filgueiras
Professor e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor visitante da Universidade Complutense de Madri (Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales) (2019-2020) Pós-doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). (2016) Estágio de Pós-doutorado (SOAS, Universidade de Londres, 2015) Doutorado em Ciências Sociais pela UFBA (2012). Mestrado em Ciência Política pela UNICAMP (2008). Graduação em Economia pela UFBA (2005). Vice-Presidente (2022-2023) e Secretário (2018-2019) da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) Foi Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho entre 2007 e 2017.

Jose Dari Krein
Docente da Universidade Estadual de Campinas, possui doutorado em Economia Social e do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Mestre em economia social e do trabalho Unicamp e graduação em Filosofia Pontificia Universidade Católica do Paraná. pesquisa mercado e relações de trabalho, com ênfase nos impactos da reforma trabalhista, nas mudanças do trabalho, o sindicalismo e as negociações coletivas. Professor do Instituto de Economia da Unicamp, Diretor do CESIT (Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho) e da coordenação da REMIR (Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista).

Andre Garcez Ghirardi
Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1974), onde também cursou Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (1975-76). Mestre em Technology and Policy pelo Massachusetts Institute of Technology (1978), com dissertação sobre "Estocagem Estratégica de Petróleo". Doutor pelo Energy and Resources Program da University of California Berkeley (1983), com tese sobre "Uso de Álcool Combustível no Brasil".Professor (desde 1997) da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia, onde ministra as disciplinas de Econometria e Economia da Energia. Assessor do Diretor Financeiro da Petrobras (2004-2005). Assessor da Presidência da Petrobras (2005-2015). Membro do Conselho de Administração da Petrobras Energia S/A (Argentina) de 2006 a 2009. Tem experiência na área de Economia da Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade e regulação na indústria de energia elétrica, e integração regional sul-americana na indústria do petróleo e gás natural.

Marcos André dos Santos
Presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás da Bahia (AEPET-BA). Engenheiro da Petrobras.

Gildásio Santana Júnior
Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2007), mestrado em Economia Rural [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1995). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Ranieri Muricy Barreto
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica do Salvador/Bahia (1995) e mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1999). Atualmente é Superintendente de Planejamento estratégico da (SEPLAN) do estado da Bahia.